Na segunda-feira, o Ibovespa avançou 7,7% e superou pela primeira vez a marca dos 200 mil pontos em um encerramento. Foi um movimento extraordinário para uma única sessão e uma mensagem clara: o mercado começou a recalcular o risco Brasil após o resultado do primeiro turno das eleições.
Mas, antes de transformar a euforia em decisão de investimento, vale entender o que realmente mudou e o que ainda precisa acontecer.
O mercado não vota, não escolhe candidatos e não faz juízo político. Ele precifica probabilidades, cenários econômicos e, principalmente, o impacto esperado deles sobre lucros, juros, inflação, câmbio e risco fiscal.
Foi exatamente isso que vimos nesta semana.
Vamos por partes. O que moveu o mercado não foi um balanço nem uma decisão do Banco Central. Foi o resultado do primeiro turno das eleições, que os investidores leram como um aumento na chance de um cenário que eles associam a mais disciplina nas contas públicas.
O mercado não reage apenas ao nome de um candidato. Ele reage à expectativa de que determinado resultado possa aumentar (ou reduzir) a chance de um ajuste fiscal mais consistente, isto é, de um controle mais claro sobre o crescimento das despesas públicas, da dívida e da necessidade de financiamento do governo.
Quando o investidor percebe menor risco fiscal, tende a exigir juros menores para financiar o país no longo prazo. E, quando as taxas de juros futuras caem, muitos ativos se tornam mais valiosos. Foi o que se viu ao longo desta semana: os juros futuros caíram com força, e em alguns vencimentos longos a queda passou de um ponto percentual em um único dia.
Juro menor mexe com as ações por dois caminhos.
O primeiro é matemático. O valor de uma empresa é o caixa que ela deve gerar nos próximos anos, trazido a valor de hoje por uma taxa de desconto. Taxa menor, valor maior, principalmente para quem tem resultado mais distante.
O segundo é a concorrência: com a renda fixa pagando menos, a Bolsa fica relativamente mais atraente. Por isso o rali não foi parelho. Bancos e empresas ligadas ao consumo doméstico e ao crédito subiram bem acima da média, porque são as que mais sentem juro e confiança. Já as exportadoras, com receita em dólar, ficaram para trás, porque o mercado também passou a precificar um real mais forte, o que reduz o que elas faturam quando convertido em reais.
Agora, a parte que costuma passar batida. Do outro lado do extrato, quando as taxas longas caem, os títulos prefixados e os atrelados ao IPCA que já estavam na carteira ficam mais valiosos. Quem os carrega viu o valor de marcação a mercado subir em poucos dias. É um ganho que existe no extrato, mas só vira lucro real se o título for vendido antes do vencimento. Quem segura até o fim recebe a taxa contratada, nem mais nem menos.
Isso abre uma pergunta legítima: vale antecipar esse ganho agora? A resposta honesta é que depende do objetivo daquele dinheiro, e que os dois lados têm custo. Vender antecipa o lucro e elimina o risco de devolvê-lo se as taxas voltarem a subir. Por outro lado, traz imposto sobre o ganho, abre mão de uma taxa que talvez não se encontre de novo e cria o problema de reinvestir em juros mais baixos.
Na minha leitura, ainda pode ser cedo para vender esses títulos. Se o segundo turno confirmar o que o mercado espera e o ajuste fiscal sair do discurso e entrar na prática, as taxas longas podem continuar caindo por mais alguns meses, e o ganho que hoje parece grande poderia ser maior. Se o resultado for outro, parte do movimento se desfaz. Ninguém sabe o que irá de fato acontecer, e vale desconfiar de quem diz saber.
Na renda variável, o raciocínio muda um pouco. Quem estava posicionado nas ações brasileiras pegou a primeira pernada. Na minha leitura, se o país entrar numa espiral positiva, com ajuste fiscal executado, juros estruturalmente menores e investidor estrangeiro enxergando menos risco no Brasil, a Bolsa tem espaço para andar bem mais nos próximos anos, porque ainda parte de um patamar em que o risco do país está bem embutido no preço. Mas é um “se” com condições. O ajuste fiscal não se resolve em um pregão, e capital estrangeiro chega devagar e sai rápido.
É aqui que o comportamento pesa mais que a previsão. Em semanas assim, o erro mais comum é um destes dois: vender tudo porque já subiu muito, ou comprar mais porque vai continuar. Existe um terceiro caminho, menos emocionante e mais útil, que é voltar ao que foi decidido antes.
Toda carteira bem pensada tem limites por posição, definidos com a cabeça fria. Se uma empresa subiu tanto que passou do peso combinado, voltar ao limite não é apostar que vai cair. É respeitar a regra que protege você da concentração. E o que está dentro do limite pode seguir, porque sair da Bolsa por susto também é uma decisão, com custo. Gestão de risco é o nome do jogo.
Dentro da renda variável brasileira, vale olhar a composição.
Empresas que dependem da economia doméstica foram as mais beneficiadas nos últimos dias em termos de precificação e são também as que mais sofrem se o cenário virar.
Empresas de receita mais previsível, como as dos setores financeiro e de infraestrutura, costumam dar mais estabilidade ao conjunto.
Já as exportadoras de commodities, em que o Brasil tem vantagens competitivas reais, têm um papel específico: câmbio não anda em linha reta, e se a tendência de real forte se inverter, são elas que costumam amortecer o impacto. Hoje estão fora do rali. Para quem pensa em décadas, ter um pouco de cada tipo é o que evita depender de uma única leitura de cenário.
O difícil, claro, é o peso de cada peça. Isso depende do perfil de risco, do prazo, de quanto do seu patrimônio já está ligado à economia brasileira (um empresário cujo negócio depende do consumo doméstico, por exemplo, já carrega essa aposta) e do que cada real precisa fazer por você. Não existe resposta pronta, e quem oferece uma sem conhecer sua situação poderia estar errando.
Por isso, a pergunta que costuma ser mais útil para filtrar o ruído desta semana é outra: se o cenário que o mercado espera não se confirmar, minha carteira continua me deixando dormir? E se se confirmar, estou preparado para participar sem ter que adivinhar o próximo passo?
A segunda-feira foi histórica. Mas o investidor não precisa decidir o futuro da carteira após um dia de forte valorização.
O melhor caminho é aproveitar a reprecificação para fazer o que bons investidores fazem: realizar lucros quando posições ultrapassam seus pesos planejados, manter a exposição a teses estruturais de qualidade e preservar uma carteira diversificada o suficiente para atravessar tanto a confirmação quanto a frustração das expectativas que o mercado está colocando nos preços agora.







