Boa noite a todos. Sou relativamente iniciante em operações na Bolsa ... - GuiaInvest

Ibovespa

Desconectado
Crie sua conta
ou
faça o login
para criar sua lista de ações
TOP
O gordinho Maia
  • 8 de junho de 2016 às 23:56
Boa noite a todos. Sou relativamente iniciante em operações na Bolsa e gostaria de uma ajuda, se possível.
Realizei a compra do papel USIM11, no dia 13/04/16, que me dava o direito de comprar o papel USIM5 (direito de subscrição).
Realizo minhas operações pelo home broker da Caixa Econômica, mas não consegui realizar o meu direito de comprar o papel USIM5 através desse sistema, sendo que fui informado a realizá-lo diretamente no Escriturador (no caso, numa agência do Bradesco).
Fiz essa operação no dia 20/04/16 (último dia para exercer o direito), porém, ao solicitar a transferência de custódia do Escriturador para a Caixa (após o preenchimentos de diversos formulários e trâmites em cartório), fui informado que o Escriturador (Bradesco) recusou meu pleito alegando que eu não teria posição neste ativo naquela instituição.
Minha dúvida é: eu deveria possuir papéis USIM5, previamente à aquisição dos papéis USIM11, para que eu pudesse exercer o direito de subscrição?
Eu não possuía nenhuma ação USIM5 em minha carteira - previamente à compra dos papéis USIM11 -, por isso estou na dúvida se isso pode ter prejudicado essa operação.
Nenhum corretor com quem conversei até o momento soube me explicar muito bem esse trâmite.
Agradeço se puderem me esclarecer essas dúvidas.
 
Gustavo Duarte
Cara, na boa, não mexa com papel da usiminas não. Mico da bolsa. Sério risco de perder seu dinheiro.
Gustavo Bocuzzi
A dica é válida, mas não como resposta ao tópico. Não ajudou em nada.
- - - - - -
Eu entendo que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Se você adquiriu os direitos de subscrição e os exerceu, passou a ter posição em USIM5, e pode transferir para onde quiser, desde que tenha conta ativa.
Pergunta idiota mas é o que pensei ser possível: será que no preenchimento da burocracia de transferência você não inverteu as coisas? Não estaria pedindo transferência da Caixa para o Bradesco? Aí faria sentido o Bradesco informar que você não tem posição de USIM5 na Caixa...
Abcs

O gordinho Maia
Gustavo B., primeiramente, obrigado pela resposta.
De fato eu fiz o requerimento da forma correta, mas o Bradesco diz que não possuo posição nesse ativo (USIM5) naquela instituição. Daí me surgiu a dúvida se eu já deveria possuir esse papel anteriormente. Mas pelo que você disse, não haveria essa necessidade (o que já me traz um certo alívio, pois achei que teria perdido todo o investimento).
Amanhã vou ligar na Bradesco Corretora em SP para mais esclarecimentos. Assim que tiver um posicionamento mais certo, volto aqui para comentar.
Acho válida essa troca de experiência. Muito obrigado, mais uma vez!

Gustavo Bocuzzi
Quando o Bradesco diz que você não tem posição no ativo USIM5 "naquela instituição", parece que ele está falando de outra que não ele mesmo. Caso contrário falaria "não tem posição NESTA instituição", entende?
No mais, se eles mesmos fizeram a subscrição como você relatou, como é que eles dizem agora que você não tem a posição? Para onde foi o dinheiro que você entregou no ato da subscrição (referente ao preço de subscrição)?
Já vi casos em que a subscrição é cancelada e o portador dos direitos perde o dinheiro que pagou por eles (direitos), mas nunca caso como esse seu.
Espero ter ajudado, e boa sorte!

Chags
Vê se aparece algo aqui: https://cei.bmfbovespa.com.br/CEI_Responsivo/