#PETR4 #PETR3 #OFFTopic Prezadvs comvnidade,Não entendo muito do set... - GuiaInvest

Ibovespa

Desconectado
Crie sua conta
ou
faça o login
para criar sua lista de ações
TOP
Estoic PRO
  • 19 de março às 12:12
#PETR4 #PETR3 #OFFTopic

Prezadvs comvnidade,

Não entendo muito do setor de petróleo, mas sou curioso e quem puder contribuir coloque seu comentário, mas por favor vamos manter um certo grau de racionalidade nas respostas.

Vejo discussões politicas, ideológicas, sobre o que fazer com o lucro gerado pela alta do mercado internacional da #PETR3 #PETR4

Entendo que o aumento dos combustíveis gera inflação em toda a cadeia produtiva do país, e como sempre, os brasileiros residentes no Brasil são os mais penalizados.

É uma forma terrível de tirar o poder de compra de qualquer sociedade, vejo isso a nível global, praticamente orquestrado.

Ouvi que um dos motivos da justificativa é a falta de refinaria.

1) com tanto dinheiro porque não são construídas novas refinarias?? essas irão gerar mais combustível, que gera mais emprego, que gera um custo menor de combustível, que gera menos dependência exterior, que diminui a inflação e que irá gerar um retorno para própria empresa com valorização do ativo e não com distribuição de dividendos??

2) ( a resposta deve ser obvia mesmo, mas mesmo assim vou perguntar ) porque não se tem concorrência e faz a abertura do mercado?? deixando outras empresas explorarem o setor? acho que nos USA tem mais de 26 empresas.


Obrigadvs!
 
Tio Patinhas
PETROBRAS,
Esta a vender algumas refinarias , justamente para não ter monopólio seguindo orientação do CADE a empresa fica refém neste; setor privado não estar querendo comprar justamente pelo risco do GOVERNO intervir nos preços dos combustível então fica difícil o setor privado precisa IMPORTAR gasolina e diesel com o preço acima do praticado no mercado BRASILEIRO ninguém vai importar porque vai ter prejuízo dai vem os desabastecimento pois a PETROBRAS só produz 70 a 80 % da gasolina e diesel consumido no BRASIL.

Estoic PRO
lembrando que não tenho politico de estimação.
a resposta do mercado faz sentido, porém o país fica neste ciclo de pobreza/voo de galinha. Ocasionado, pelo que entendi, por regulamentação e falta de confiança mútua.
Nesse caso os dois são prejudicados, é o abraço final dos afogados.

Vinicius Freitas
1 - Tem um monte de refinarias para petróleo leve, mas para o tipo de petróleo bruto extraído no Brasil não são úteis. Por uma estratégia da Petrobras de sempre focar em exploração e produção de petróleo, houve pouco investimento na área de refinaria no Brasil.
2 - Não existe monópolio há muito tempo.

Estoic PRO
Bastaria ter clareza e definir regras que são transmitidas e obedecidas por ambos os lados (Governo e Privado). Trazendo confiança, é um circulo virtuoso. Agora dá pra perceber quão é o "poder de uma caneta".


MacMônei
Vinícius Freitas falou tudo!
Gyodai
1- não vale a pena investir no Brasil. É mais barato importar de outros países mais eficientes.
2- o monopólio da Petr protege a grupos empresariais e políticos. Como vc disse: é óbvio.

Gyodai
Vinicius. Como assim não tem monopólio? 93% no refino e 75% na produção.
Tio Patinhas
Vinicius,
Como não tem monopólio?, a tempos CADE tá com processo contra a PETROBRAS para que a mesma venda algumas refinarias entra no Site da PETROBRAS sempre ela estar há pedir mais tempo pois nenhuma empresa quer comprar as refinarias como a PETROBRAS vai construir mais refinarias se ela esta sendo obrigada a vender me explica por favor?

Estoic PRO
Em um ambiente de desconfiança, onde um quer puxar o tapete do outro, seja por expansão monetária ou leis restritivas o país vai graficamente "andando de lado", gerando aumento de especulação.

Vejo ao meu circulo social, que sistematicamente o Brasil perde cidadãos com maior poder aquisitivo para outros continentes.

Esse país precisa reter estes milionários (sem ideias de leis de tributação ou emigração por favor). Estes capitalistas não são todos malvados, eles querem ter segurança e o mínimo de previsibilidade em investir em empresas, produtos e serviços que melhoram a sociedade através da troca eficiente, que é o que gera prosperidade.

Quando uma pessoa que trabalhou a fio economizando e investindo prefere sair do país com seu capital, deixando sua moeda "Real" mais fraca, não porque é um traidor ganancioso, mas porque não tem um ambiente saudável interno.

Fico sonhando sozinho, que poderia existir uma Disney no lugar das favelas do Rio Janeiro, onde pessoas ao redor do mundo viriam se divertir aqui em nosso país trazendo seu Euro ou Dólar. Sem contar os brasileiros que deixariam de ir pra fora. Imaginem tirar pessoas das favelas e oferecer uma cota de crédito paga por trabalho em fazendas administradas por FII Agro, produzindo por exemplo café que seria exportado. Novas cidades construídas no interior com prédios ou condomínios elaborados por empresas já consolidadas com projetos maiores dos 50m2, que são hoje receita para brigas entre vizinhos.

Fico ainda imaginando, uma empresa do tipo INTEL abrir uma filial no sul do país, enviar algumas máquinas antigas ou mesmo uma Intelbras começar a produzir chips no brasil, reduzindo a falta de dependência de semicondutores do mundo. Além de reter a mão de obra qualificada que existe no pais, que acaba saindo por falta de oportunidade.

Aproveitar melhor o recurso hídrico, com mais hidroelétricas para produzir o ferro, aço, alumínio aqui no Brasil em maior escala vez de enviar o minério pra fora.

acorda Estoic!, Realidade é dura!

Cada governo tem a visão de 4 anos, com projeto de sobreviver por mais uma vez esse tempo pela reeleição, em geral, no termo, "custe o que custar" para destruir ou distorcer o que o anterior fez de positivo. Natureza politica.

Vejo que o brasileiro é muito passivo, entrega seu capital, seja material, financeiro ou humano, de forma barata para o mundo deixando ele mesmo pobre.

E a mudança começa por onde ? educação? cultura? aeroporto guarulhos?

Anti-Patriota
Estoic vc me lembra de mim há uns anos atrás. Enfim, eu já desisti desse país LIXO. Pra mim a saída do bostil é o aeroporto mesmo esse país nunca vai se desenvolver pq a cultura do bostil é de pais subdesenvolvido da América Latrina.

Não há o menor interesse da classe política em desenvolver o bostil e nem mesmo a população vota direito, somos reféns de patifes igual luladrao e bozo que não pensam no bostil apenas no próprio umbigo. E o Congresso é tão ruim quanto ou até pior.

Vinicius Freitas
Tio Patinhas como a PETROBRAS vai construir mais refinarias eu não sei, talvez com os bilhões que ela lucra?
Vinicius Freitas
Petrobras vende R$ 244 bi em 7 anos https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/01/13/petrobras-ja-vendeu-r-2437-bilhoes-em-ativos-em-68-negocios-em-7-anos.htm
Se com essa grana tu não faz uma refinaria pro tipo de refino necessário então fecha as portas logo.

Tio Patinhas
Vinicius Freitas,
Vc, precisa ler algumas matérias sobre vendas das " REFINARIAS " CADE estar a obrigar PETROBRAS vender algumas refinarias, tirando o monopólio que existe hoje, ai te pergunto como PETROBRAS vai construir mais refinarias , .......

Gyodai
Vinicius, maior parte desse capital é pra pagar dívidas. Esse ano 40bi será investido na produção e extração pq da mais dinheiro. Foi dado foco a essa área. No entanto, o refino, eu concordo, está sucateado.
Estoic PRO
Estava pensando na concorrência para a extração, que vença o menor preço, o governo só dá condições de competição igualitária. Deixa entrar BP, Chevron o que for...

alias, adoro quando as pessoas dizem "O petróleo é nosso" aí eu digo, então vamos abastecer de graça no posto, aí todos "rimos juntos da desgraça" com aquele sorriso amarelo.

Tio Patinhas
Gyodai,
Tai mais um problema , vender refinarias sucateadas e falta de clareza do GOVERNO quanto PPI , não tem jeito......agora mesmo nos estamos vendo o GOVERNO pressionar PETROBRAS para baixar os preços dos combustíveis não tem jeito como os caras vão investir aqui.

Gyodai
Isso mesmo. Concordo com os 2 posts acima.
Anti-Patriota
"o petróleo é nosso" mas a gente paga preço de barril internacional (em dólar) e com o Estado bostileiro metendo mais 50% de imposto (ou seja dobrando o preço via imposto).

Porra, queria que o petróleo não fosse nosso igual a Colômbia pq lá o Litro é mais barato mesmo sendo a petrobosta que vende pra eles Kkkkkk

Estoic PRO
"Construir em vez de destruir"

Pensem um presidente recebendo a faixa, agradecendo pelo trabalho exercido nos mandatos anteriores e dizendo que irá trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento e organização da sua nação, atingindo metas estabelecidas de 15, 20 anos. Não tenho dúvida, com este tempo se muda um pais inteiro de norte a sul, do pobre ao rico, do campo a cidade.

Lamentável, um quadro antigo do Alexandre Garcia, em uma emissora de canal aberto que exibia parlamentares dormindo, tirando ranho, etc. Porem foi necessário, quem sabe ainda seria interessante voltar com essa "pegadinha".

Imaginem se nossos representantes políticos, no exercício de sua função, em horário no congresso, não estou pedindo esforços em hora extra, estivessem realmente preocupados com o planejamento do futuro do país e não com o rabo preso ou umbigo.

Parece que é de propósito gerar este stress e insegurança na sociedade, deixando ela ineficiente.

Obrigado pelos comentários.