#SAPR11 Ir na conversa destes caras não dá.....Sanepar (SAPR11)O Bra... - GuiaInvest

Ibovespa

Desconectado
Crie sua conta
ou
faça o login
para criar sua lista de ações
TOP
Tio Patinhas
  • 21 de janeiro às 08:54
#SAPR11

Ir na conversa destes caras não dá.....

Sanepar (SAPR11)
O Bradesco BBI reduziu a recomendação para a unit da estatal paranaense de saneamento Sanepar de neutra para underperform (desempenho abaixo da média do mercado), com preço-alvo de R$ 22, uma queda de 3% em relação ao fechamento de R$ 22,65 da véspera.

Em um relatório bastante enfático, os analistas apontam que a agência reguladora estadual Agepar está a um passo de tornar a Sanepar “ininvestível”, destacando que a proposta de revisão de 2021 convenientemente busca alterar certas regras, destacando o risco de regulamentação com base no estado, “uma dor histórica para o Paraná que pensávamos ser coisa do passado”.

A Sanepar pode perder o benefício fiscal dos proventos de juros sobre o capital próprio, além de ver o IGP-M sendo substituído pelo IPCA para atualização do valor de ativos de base regulatória (RAB, na sigla em inglês). Além disso, apontam os analistas, a Agepar decidiu recentemente que poderia reavaliar totalmente o RAB duas vezes, um risco único entre as concessionárias listadas, apontam.

Em 29 de dezembro, o regulador estadual decidiu reduzir pela metade o reajuste tarifário anual de 2020 para 5,11% (de 9,62%) e aplicá-lo em fevereiro de 2021, representando apenas o repasse aos consumidores finais da inflação dos últimos 12 meses + mudanças no custo não controlável, excluída a 4ª parcela do diferimento da revisão de 2017.

A Agepar destacou que a receita perdida de 2020 será incluída para análises como parte da revisão tarifária periódica de 2021 da estatal de saneamento.

Devido às decisões da Agepar, o Bradesco já havia rebaixado recentemente a recomendação da Sanepar de outperform (expectativa de valorização acima da média do mercado) para neutra (expectativa de valorização dentro da média do mercado). Agora, com a avaliação de que o regulador estadual está próximo a fazer com que se torne impossível de investir na Sanepar, reduziu novamente a recomendação.
 
Lucas Farias
na conversa de quem do bradesco?
Lucas Farias
TIO,mas é uma preocupação relevante essa de atrelar ao ipca!!!
Guido Diemer PRO
Deveriam alterar a sigla IPCA para IPICA
Daniel Machado oliveira PRO
Amigos, os " especialistas " so conseguem ver o agora, como fazer o repasse tarifário pre acordado de 9% mais igpm acumulado do ano na casa de 20%, em um pais quebrado vivendo de auxílio do governo?? Como?? Me expliquem essa mágica! Agora a tendência é as coisas aos poucos irem se normalizando, os reajuste tarifários a medida que a economia vai se normalizando....mesmo com os 5% de reajuste e a substituição do igpm por ipca, quem aqui no grupo teve um aumento desse em plena pandemia, quem!!! Chega a ter ser ridículo ficar fazendo mimi por causa disso. Agora um ponto para ficar atento é essa interrupção do órgão, mas tudo tem seu prós e contra na vida, e todos aqui estamos carecas de saber que qualquer empresa estatal corre esse risco político, mas no final aos trancos e barrancos tudo se resolve! Vai chegar ao bom senso e vão fazer um reajuste de forma progressiva e quando os tal especialista notarem a ação volta para os 35 reais a sapr11! Podem me cobrarem aqui, vi isso com os bancos em 2019/2020.... comprei itau à 20 reais. .ninguém queria , pois para os especialistas tava tudo ferrado o setor rsss! Nada como o tempo, estou comprando SAPR11 e baixando meu preço médio, hj tenho preço medio de 26 reais, com 18% negativo com a cotação de sexta-feira dia 22 de janeiro, mas a empresa deve pagar uns 7% no mínimo de proventos no ano ,ou seja aproximadamente 10 negativo ...vou comprar mais e tenho certeza que ate o final do ano ja estou no mínimo zerado no meu preço médio! Abs a todos