#JBSS3 #BRFS3 #MRFG3 #SAPR4 #SAPR11 Para quem não conhece, segue uma ... - GuiaInvest

Ibovespa

Desconectado
  • 113.681
  • keyboard_arrow_down0,78%
  • 16,77B
  • 21/02/20
Crie sua conta
ou
faça o login
para criar sua lista de ações
TOP
Investidor Sócio
  • 22 de janeiro às 20:30
#JBSS3 #BRFS3 #MRFG3 #SAPR4 #SAPR11

Para quem não conhece, segue uma análise aprofundada a respeito da empresa CRPG5, Cristal Pigmentos do Brasil, visando sanar duvidas a respeito da mina dela do Guajú, na Paraíba. E da OPA da ONs. Comecemos pela mina:

O foco principal da companhia, desde sempre foi a produção do dióxido de titânio, constituindo esta sua principal fonte de receita e lucro. A exaustão da mina já era algo mais que esperado, sendo que esta já vem sendo retratado trimestralmente nos demonstrativos da companhia.
Quanto a extração dos outros metais minerais como a zirconita, o rutilo e a cianita nunca foram o negocio principal da companhia, sendo estes frutos e resultado da extração de ilmenita da mina.

Vale salientar que o Brasil possui a maior reserva do mundo de ilmenita em Patrocinio, Minas Gerais. Por sua vez a África, China e Canadá são os maiores produtores mundiais da matéria prima. Sendo que a TRONOX holding possui duas plantas do mineiro na Africa que abastecem toda a linha de produção global da holding.

Vale ressaltar ainda que no RS se encontra em desenvolvimento, pela Rio Grande Mineração, o projeto do Retiro, que tem capacidade de produção de 250mil toneladas de ilmenita ao ano com possibilidade de aumentar para 500 mil toneladas a.a. Vai alem de suprir a demanda nacional, fazer do Brasil um exportador da matéria prima.

A companhia recentemente foi adquirida pela Tronox (USA) o que fez dela a maior empresa do mundo verticalmente integrada de dióxido de titânio, o que faz dela uma empresa estratégica e líder no segmento. E como se não bastasse a empresa ganhará mais de 230 milhões de dólares com sinergia para os próximos anos, e a Cristal Pigmentos se beneficiará disso.

Sobre o produto principal da companhia, o dióxido, a titulo de conhecimento, a empresa esta enquadrada num segmento perene, suprindo toda uma cadeia da industria global. o dióxido de titânio (TiO2), é utilizado como pigmento empregado nas indústrias de tinta, papel, plástico, borracha, fibras, vernizes, próteses ósseas, implantes dentários, instrumentos cirúrgicos, na industria aeroespacial, nas metalurgias, fabricação de papel fotográfico e papeis para impressão entre outros. São diversos os campos e áreas que são dependentes do dióxido de titânio produzido pela Tronox brasil (cristal pigmentos )

Friso ainda que com a retomada econômica do Brasil, projeção de crescimento entre 2 e 3% para os próximos anos, e do mundo, aumentara ainda mais a procura pelo pigmento, haja vista ele estar relacionado com o crescimento da economia. E para melhorar, a Cristal é a única produtora de dióxido de titânio no mercado brasileiro, suprindo boa parte da demanda nacional

*E quanto a escassez da mina da Cristal, acabou a empresa?? Antes faço um adendo, a Tronox holding possui varias fabricas de dióxido de titânio pelo mundo que não possuem sequer uma mina, importando toda sua matéria prima das minas do grupo ou de terceiros para produção pigmento, tal como a própria matriz nos EUA, Holanda, Austrália..

A Cristal do Brasil com base no seu ultimo demonstrativo, 3tr 2019, divulgou que a mina exauri agora em 2020, possuindo estoques próprios para produção do pigmento ate 2023. Possui quase 200m em caixa (o que equivale 6 reais por ação), e 300m em estoque( o que equivale 10 reais por ação). Podendo agora focar única e exclusivamente na sua maior fonte de receita, que é o pigmento, buscando expandir sua fabrica, algo que já aconteceu duas vezes no passado, e passando a importar a matéria prima para produção do dióxido, como sempre foi feito nas outras fabricas da holding. Com isso vindo aumentar seu faturamento e lucro por ação.

A companhia possui diversos prêmios nacionais e internacionais de modelo de sustentabilidade, bem como já foi reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. Possui uma gestão bastante eficiente e um CEO de renome a frente da companhia, logo mais posto uma entrevista dele.

*E quanto a OPA? vide publicação anterior, e frisando novamente a opa já foi divulgado que será feito somente para as ações ONs da companhia, bem como que o preço diz respeito ao negocio global da Cristal holding e não especificamente ao valor da companhia brasileira, alem do fato que o valor esta sujeito a alteração. E vamos levar em consideração que no futuro a Tronox decida fazer uma OPA da companhia toda, um dos critérios adotados são os pares do mercado, resumidamente, o P/L das empresas do setor, vejamos os P/L:

CRPG5 (P/L 6,35, ROE 23%, P/VP 1,46),
UNIP6 (P/L 20,83, ROE 16%, P/VP 3,27),
BRKM5 (P/L 56,87, ROE 6%, P/VP 3,76),
ELEK (P/L 10,46, P/VP 2,34 ),
GPCP3 (P/L 9,65, ROE 15%, P/VP 1,47).

>>CRPG5, possui LUCRO hoje na casa dos 120 a 150M ao ano (incremento de 5 reais por ação anual)

Será que a empresa esta cara? Façam suas próprias leituras, e antes de mais nada, isso não é recomendação de compra e sejam investidor sócio e estudem suas companhias